domingo, julho 30, 2006

Pick-Nick

Hoje fui fazer um Pick-Nick, coisa que já não fazia à muito tempo. Fui para um pequeno parque de merendas numa zona de pinhal com alguns eucaliptos à mistura. É daqueles parques de merendas típicos, com algumas pequenas churrasqueiras e mesas de cimento... Ora, como o referido parque fica relativamente perto de uma praia, era mais do que óbvio que num dia destes, a lotação iria esgotar!!

Apesar de termos chegado ao destino de manhã cedo, já não encontrámos uma única mesa desocupada...mas aí é que está o cerne da questão!! Eu cada vez mais fico surpreendido com os portugueses e este é mais um dos exemplos do que é "ser tuga". O que verefiquei foi que algumas das pessoas deixaram os seus pertences (comida, utensílios, etc.) em cima das mesas, devidamente tapadinhos com a bela da toalha e algumas pedras para a mesma não voar...para "marcar" a mesa enquanto iam tranquilamente gozar o sol da manhã para a praia!! E nós a termos de montar estaminé no chão, que por acaso tem muito mais a ver com a verdadeira essência do Pick-Nick, mas não é isso que está em questão. Até porque montar a "mesa" num chão onde se podiam encontrar pedaços de garrafas partidas, caricas, etc. não é lá muito agradável...mas isso é outra história!!

Mas realmente fico surpreendido com a confiança das pessoas, que "abandonam" os seus pertences para "marcar" mesa enquanto vão à praia, e os outros que chegam ali e querem comer...têm de esperar que os meninos cheguem da praia ou então comem no chão!! Está bonito, está!!

sexta-feira, julho 28, 2006

O fim de semana tarda em chegar

9 horas da manhã. Sala de reuniões vazia...por pouco tempo, daqui a uma hora chegam os convidados. Convidados importantes! Representantes de várias entidades, alguns políticos, poucos (ainda bem, ou talvez não). O dia vai estar novamente quente. Tanto calor! O que vale é o aparelho de ar condicionado a debitar ar fresquinho para as costas...isto faz um bem que nem vos digo! Revejo as notas com o nervoso miudinho a crescer. Tudo vai correr bem...tem de correr!! Por outro lado, já só faltam algumas horas para o fim-de-semana. Que bom vai ser descansar!! É importante esta reunião para todos os intervenientes...muito importante, digo eu, ou talvez não. Quando a política se mete pelo meio, o grau de importância é sempre relativo. Não interessa o quão grave seja uma situação, se não estiver em consonância com a agenda política não interessa. Já só faltam algumas horas para o fim-de-semana...é um pensamento que ajuda a descontrair. Computador a funcionar, data-show instalado, powerpoint preparado. Falta alguma coisa?? Não. Ou melhor, faltam os convidados...ou então falta carregar no botão do fast foward para chegar ao fim de semana. "Porque é que eu me meto nestas coisas?" pergunto eu, ao que respondo "Porque és parvo...ou talvez não!" As primeiras pessoas começam a chegar e eis que o nervoso miudinho cresce em vez de sair porta fora!! Não vais ser o primeiro a falar...vais ter tempo de te concentrar, ou então não!! E o fim de semana que teima em não chegar...

quinta-feira, julho 27, 2006

slb 0 - Sporting C.P. 3

Os jogos amigáveis valem o que valem...mas são bons para tirar as primeiras impressões para a nova época!! Durante o jogo verifiquei que:

- Os jogadores do benfica andam todos "queimadinhos"!! Não sei se será do treino intensivo administrado pelo Fernado Santinho, se é do calor...enfim, o que se verificou é que os jogadores do Sporting estão com muito mais disponibilidade física, apesar de terem iniciado a pré-época mais tarde do que os jogadores da luz!!
- Eu não vi o jogo do slb contra o Bordéus, mas sei que o Paulo Jorge mal entrou foi expulso...e hoje pelos vistos queria ir pelo mesmo caminho (será que temos concorrência ao Petit??), com aquela entrada dura ao joelho do João Alves!! Mas hoje o árbitro só estava a mostrar cartões aos jogadores que protestavam...as entradas duras passaram ao lado!!
- "Cheira-me" que o Djaló vai ser mais vezes titular que o Deivid!!
- Paredes entrou a medo...não se viu praticamente!!
- Tacticamente o Sporting parece ainda mais entrosado, o que é muito bom sinal!!
- O Pedro Barbosa hoje percorreu mais metros do que os que costumava fazer num jogo...tais foram as vezes que ele se levantou para ir fazer as substituições!! Pedro, amigo...já te enganaram!! Agora ainda te obrigam a andar mais do que quando jogavas à bola!!

E pronto...está iniciada oficialmente a pré-época para o Sporting (1º jogo a "sério")!! Toca a trabalhar para termos uma época cheia de triunfos!!

terça-feira, julho 25, 2006

Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest


Pois é, como não podia deixar de ser, o outro filme que fui ver foi o 2º filme da triologia dos Piratas das Caraíbas! Triologia?? Será que vai ser só uma triologia como o Matrix, ou será uma triologia como o Star Wars que depois passará a ser uma saga?? O tempo e os resultados das bilheteiras o dirão!! E já agora que se fala em Star Wars, este filme tem uma certa semelhança ao "mal-amado" Star Wars V - The Empire Strikes Back, que para muitos é o filme menos bom da triologia inicial (eu não acho)!! Pelos vistos este filme também está a ter algumas críticas desfavoráveis... A semelhança entre os dois filmes tem a ver com o desenrolar do filme e especialmente com o final...mas não quero adiantar muito mais para não estragar o filme para quem ainda não viu!!

Quanto ao filme em si, é um excelente filme de acção e comédia, seguindo a receita que resultou tão bem no primeiro filme! Johnny Depp novamente a encarnar perfeitamente a personagem...apesar de novamente algumas críticas menos favoráveis!! Mas penso que ao contrário do 1º filme, a personagem de Depp não tem tanto protagonismo...ou melhor, as outras personagens ganham maior protagonismo e profundidade o que faz obviamente subir a qualidade das outras interpretações!!

Uma menção especial para o duelo de espadas a três!! Muito bom!! Em suma, um excelente blockbuster, que merece as 5 Carcaças!! Pena é que só daqui a seis meses é que vamos poder ver o final da triologia!!

segunda-feira, julho 24, 2006

Over the Edge

Numa iniciativa que já não tomava à muito, muito tempo, fui duas vezes ao cinema no espaço de 2 semanas!! Um filme por semana é uma boa média...qualquer dia cometo uma loucura e vejo 2 filmes na mesma semana!! Ou então não...

Um dos filmes que vi, foi o "Over the Edge" (versão original, claro!). É uma boa animação da Dream Works, e ao que parece é uma adaptação de uma banda desenhada, a qual conta com 4 títulos (adivinham-se sequelas??). É um filme engraçado, como qualquer filme de animação que envolva animais, e conta a história de um grupo de animais que se dedica a "levar emprestada" a comida em excesso dos habitantes de um subúrbio. Foi bom ver, neste caso ouvir a voz de um dos meus actores favoritos (Bruce Willis) num filme de animação (já era tempo). Ao que apurei, parece que ele não foi a primeira escolha (Bill Murray e Jim Carey eram os outros candidatos) mas "safou-se" muito bem!!

Resumindo é uma boa comédia, a qualidade da animação está excelente e o filme tem uma mensagem subliminar muito importante, a qual penso que escapa a muitas pessoas!! Merece as 4 Carcaças!!

quinta-feira, julho 13, 2006

Verão

Já está na altura de uma trovoadazita valente não?? O que era giro era no verão, no mínimo de 15 em 15 dias chover durante 1 ou 2 dias!!! A sério...resolvia muitos problemas!! Ajudava os bombeiros a combater os incêndios, ajudava a baixar a temperatura, ajudava a assentar as poeiras e pólens que tantos problemas dão a uma boa parte da população (eu inclusive), ajudava a combater a seca, lavava os carros cheios de poeira...é só vantagens!!!

São Pedro, que tal fazeres aí um jeitinho, hã?? Isso é que era bom!!

segunda-feira, julho 10, 2006

Vergonha o teu nome é FIFA

Eu já à algum tempo que tinha uma certa antipatia pela FIFA (orgão máximo do futebol mundial) e pelas suas decisões, que nada têm a ver com a justiça e com o melhor que o futebol representa ou pode representar!!

Cada Campeonato do Mundo ou da Europa que passa eu confirmo ainda mais esta afinidade que a FIFA tem de promover apenas os interesses de quem manda nesse organismo em deterimento do essencial que eles deveriam defender...o FUTEBOL!!

Esta notícia Zidane foi eleito melhor jogador do Mundial 2006, é um exemplo do que afirmei anteriormente!! Como é possível que um jogador, que é/foi um bom jogador não há dúvidas, porém um jogador que terminou a carreira na Final de Domingo (já não precisa de se promover, nem sequer precisa de "prémios" pois já os recebeu muitos!!) com uma agressão daquelas, receber como prémio o título de Melhor Jogador do Mundial?? É no mínimo estranho...ainda mais estranho porque esses "sábios" do futebol não atribuiram o prémio de Melhor Jogador Jovem ao Ronaldo, por considerarem que este "simula faltas" e coisas assim...

Sim, tudo bem que quem votou foram os jornalistas, e que maior parte deles deve ter votado antes da final, mas mesmo assim, a FIFA que "apela" sempre ao Fair-Play, podia neste caso modificar a decisão!!!

Já agora, o que dirá um certo palhacito (que parece que é seleccionador da França), acerca da atitude do seu melhor jogador?? Antes de defrontar Portugal, disse que os jogadores portugueses eram "fiteiros", "violentos", etc. e tal... e o Zidane?? Foi só fazer uma festinha se calhar!!

quarta-feira, julho 05, 2006

Acabou o sonho...

Acabei de ver uma reportagem após o final do jogo...e vão ter de me desculpar, mas eu não consigo festejar uma derrota!! Vi nessa reportagem algumas pessoas a festejar, mas não consigo mesmo!! Para mim, uma derrota é sempre sinal de tristeza...não me contento com o quase!! Mas sou eu que sou assim...

Quanto ao jogo, custa-me ver Portugal ser eliminado novamente por uma França que não joga nada!!! Sim eu sei, tem grandes jogadores...mas sinceramente, não jogam melhor do que nós, no mínimo!!

Em relação ao árbitro, tenho a dizer duas coisas antes da apreciação do trabalho de um tal indíviduo Uruguaio...o penalty sobre o Henry é falta, por muito que custe a admitir, e por muito que acredite que não era intenção do Ricardo Carvalho, o facto é que há contacto!! O suposto penalty sobre o Ronaldo não existiu...ele já estava em queda e não foi o contacto do defesa francês que o fez cair... No entanto, a arbitragem foi claramente tendenciosa, tal e qual algumas arbitragens que costumo ver no nosso campeonato, que apesar de não pecar em lances capitais (penaltys ou golos anulados...) minam por completo o jogo de uma equipa!! Neste mundial já tinhamos resisitido a algumas arbitragens habilidosas, desta vez infelizmente não conseguimos!!

Quanto à nossa equipa e destacando só alguns jogadores:
- Ricardo quase que defendia mais um penalty, mas pouco mais teve de fazer...
- Ricardo Carvalho esteve bem, porém não foi o jogo mais feliz que ele teve neste mundial...
- Deco não apareceu e isso sentiu-se bem na transição defesa-ataque!!
- Ronaldo tentou dar velocidade ao jogo, mas muita das vezes não tinha companhia à altura!!
- Figo jogou ao seu nível, mas não foi suficiente!!
- Maniche...apagado!!
- Pauleta...PORQUÊ?? Eu sei que não temos grandes alternativas, até porque o Postiga não tem feito nada, mas porque não colocar o Nuno Gomes (e eu que não gosto propriamente dele...)?? Mas esta equipa com Pauleta em campo é jogar com 10...

Foi bom sonhar mais uma vez, mas uma derrota "à beira da praia" é díficil de digerir!!

E temos mais uma final com duas equipas que não jogam nada!!!

domingo, julho 02, 2006

Estatísticas

Após os resultados dos jogos relativos aos 4ºs de final do Mundial de Futebol 2006, podemos verificar que estão presentes nas Meias-Finais 4 equipas da Europa. Isto já não acontecia desde o Mundial de 1982 (24 anos) em Espanha!!

Portugal chega às Meias-Finais 40 anos depois (Mundial de 1966 em Inglaterra, na altura eliminados pelos Ingleses...).

O Brasil não passa dos 4ºs de Final, o que já não acontecia desde 1990 em Itália (eliminados pela Argentina nos 8ºs de Final!).

Pela 3ª vez consecutiva o país organizador do Mundial chega pelo menos às Meias-Finais!! Em 2002 chegou apenas um dos organizadores (Coreia do Sul).

Das 4 equipas presentes nas meias-finais, Portugal é a única selecção que ainda não venceu o Mundial!!

São apenas estatísticas, mas esperemos que na 4ª feira possamos juntar Portugal na estatística de presenças na final!!!

sábado, julho 01, 2006