segunda-feira, janeiro 29, 2007

Frio

Já tinha dito que o frio afecta negativamente a minha inspiração e a minha vontade de escrever?? Não?? Pronto, então está dito!

domingo, janeiro 28, 2007

Neve...

Acho mal!! É verdade, acho mal que neve aqui na zona de Lisboa. Já nevou hoje, pelo que dizem um dia antes de de fazer um ano que tinha nevado da última vez. É que assim os "alfacinhas" começam a habituar-se e depois já não vão passar férias no Inverno para a região da Guarda (que curiosamente é a minha região Natal). Agora já não posso convencer as pessoas que têm de ir à minha terra para ver a neve, porque já começa a ser normal nevar cá em baixo...

segunda-feira, janeiro 22, 2007

13 anos depois...

...decidem finalmente fazer um filme sobre a vida de Kurt Cobain. Ao que parece ainda está tudo numa fase muito inicial, mas espero que escolham um bom realizador, que consiga retratar bem a vida de KC. Pelo menos, para já, parece-me que a escolha do actor foi boa...se bem que por outro lado, como quem está à frente do projecto é a Courtney Love, há uma possibilidade de a coisa descambar um bocadito.

E assim aproveito a deixa para colocar aqui mais um vídeo da melhor banda de sempre...

Piscas?? Qué isso??

O phantom referiu e muito bem no post anterior, o aumento da percentagem de automóveis que circulam nas estradas portuguesas dotados dos chamados “piscas”, apenas para “embelezar” o veículo. É sem dúvida um facto que podemos constatar todos os dias.

Mas eu gostava ainda de juntar mais um “dado estatístico”. Já repararam que a percentagem de automóveis de gama alta (BMW, Mercedes, Audi, etc.) que possuem os “piscas” apenas para embelezar é muito elevada?? Deve ser por causa de todos os outros componentes serem de alta qualidade. E então, para não encarecer ainda mais o valor dos automóveis, as empresas construtoras, decidem não colocar as lâmpadas dos “piscas”. Também pode ser que os manípulos de accionamento dos “piscas” venham todos com defeitos…

Ou então (e esta hipótese admito que seja um bocadito “rebuscada”), é porque muitos dos condutores dos automóveis de gama alta pensam que são demasiado importantes para se preocuparem com pormenores como por exemplo “fazer o pisca”…não sei, digo eu que sou padeiro!!

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Embelezadores...

Embelezador...tornar algo belo... Neste caso, vou falar de automóveis!
É verdade, os automóveis também têm embelezadores! Até há bem pouco tempo atrás, ter embelezadores nos automóveis significava ter "tampões" nas rodas. Sim, os famosos tampões dos carros, são na realidade embelezadores das rodas!
Pois é, mas isso era até há bem pouco tempo, agora já não são só os "tampões" que são embelezadores... é que como a maioria das pessoas que vejo andar nas estradas não utiliza os "piscas", chego à conclusão, que estes afinal também não passam de embelezadores, sem utilidade nenhuma!
E eu que ainda me lembro de ver nos manuais de Código de estrada, os famosos sinais (feitos com a mão) para substituir os piscas, em caso de avaria, por exemplo... Agora nem sinais, nem piscas, nem .... vale a pena dizer mais nada!
Uma ANARQUIA é o que se estão a tornar as estradas portuguesas!

Boa notícia

Os Garbage anunciaram que já estão prontos a voltar ao trabalho!!

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Super Coelho

Recebi hoje por e-mail este vídeo e não resisti em colocar aqui.



Das duas uma...ou é o Super Coelho, ou então andou a dar na ganza!! De qualquer das formas, quero um coelho destes!!

segunda-feira, janeiro 15, 2007

O sono é...

- Sono (do latim somnu, com o mesmo significado) é um estado ordinário de consciência complementar ao da vigília (ou estado desperto), em que há repouso normal e periódico, caracterizado, tanto no ser humano como nos outros animais superiores, pela suspensão temporária da actividade perceptivo-sensorial e motora voluntária.
Ao dizer-se complementar, em conjugação com ordinário, quer-se significar tão-somente que, na maioria dos indivíduos (com destaque, aqui, para os humanos), tais estados de consciência alternam-se, complementam-se ordinária, periódica e regularmente.
O Estado de sono é caracterizado por um padrão de ondas cerebrais típico, essencialmente diferente do padrão do estado de vigília, bem como do verificado nos demais estados de consciência.
Dormir, assim — nesta acepção —, significa passar do estado de vigília para o estado de sono.
No ser humano, o ciclo do sono é formado por cinco estágios e dura cerca de noventa minutos (pode chegar a 120 minutos). Ele repete-se durante quatro ou cinco vezes durante o sono.
Ao dormir, os sentidos perdem-se na seguinte ordem: visão, paladar, olfacto, audição e tacto. O tacto desperta ao mais leve toque sobre a pele. É o vigia do corpo adormecido.
Ao despertar, os sentidos voltam nesta ordem: tacto, audição, visão, paladar e olfacto.
Do que se tem registro na literatura especializada, o período mais longo que uma pessoa já conseguiu ficar sem dormir foi de onze dias. Napoleão Bonaparte dormia quatro horas por noite; Albert Einstein precisava de dez horas de sono. – In Wikipédia.

Na minha pesquisa encontrei também:
1- Riscos provocados pela falta de sono a curto prazo: cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de factos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planear e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.
2- Riscos provocados pela falta de sono a longo prazo: falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tónus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastrointestinais e perda crónica da memória.
Aqui está a razão por que tantos portugueses têm tão mau sentido de humor e outros sintomas...NÃO DORMEM O SUFICIENTE!

Tabaco

Um homem está sentado numa esplanada a beber a sua cerveja e a apreciar o seu SG Ventil. Chega o seu amigo, o qual ele convida para se sentar e beber um copo. A conversa decorre nos moldes normais, bola para um lado, bola para o outro e eis que o o amigo tira do bolso um maço de Rothmans. Quando se prepara para acender o cigarro, o outro diz: "É pá tu não fumes isso aqui ao pé de mim!! Não sabes que esse tem alcatrão a mais?? Se quiseres fuma aqui do meu que este alcatrão é de qualidade!!"


Notícia do dia

Jardel vai jogar no Chipre

É agora!! A sério, é agora que ele vai relançar a carreira!! Eu tenho confiança nele e vai ser na 58ª tentativa que ele vai conseguir!!

E o Sporting com tanta falta de avançados...e já agora, parece que ainda não é desta que ele vai representar o slb.


Grandes Portugueses

Só para dizer que o português em que eu votei está na final!!

domingo, janeiro 14, 2007

belenenses - 0 Sporting - 0

Tanto tempo de "férias" para dar nisto...assim não!! Foi um mau jogo do Sporting, que nunca se "encontrou"! Com a vitória do fcp na Vila das Aves, as poucas hipóteses de chegar ao título foram praticamente afastadas...agora resta lutar pelo 2º lugar e pela vitória na Taça de Portugal.

Algumas notas sobre a equipa do Sporting neste jogo:

- Ronny pode ter um pontapé-canhão mas continua a não saber defender. Já que se fala nisso, a jogada que deu quase golo ao belenenses (salvo na linha por Polga) "nasceu" no espaço vazio criado pela não presença do Ronny na sua devida posição, e depois o mais engraçado foi ver 3(!!!) jogadores do Sporting correrem atrás do jogador que tinha a bola e deixaram completamente sozinho outro jogador no coração da área...não se admite estas infantilidades numa equipa que quer ser campeã!!
- Caneira também me parece estar menos bem...e se está em baixo de forma é melhor não jogar, digo eu!
- Custódio...bom, o que posso dizer mais sobre ele?? Não gosto dele, acho que não dá nada de novo à equipa...
- Moutinho esteve alguns furos abaixo do normal...mas também não se pode exigir ao rapaz que jogue sempre bem.
- O Carlos Martins, para mim esgotou todas as oportunidades de singrar no Sporting. Tenho pena, porque é muito talento desperdiçado...
- Para além de Liedson, não temos mais ninguém lá na frente que jogue à bola, como se costuma dizer...o Djaló pode fazer algumas coisas engraçadas, mas precisamos mesmo de outro avançado a sério, ou então de mudar de táctica!!
- Quanto ao jovem Pereirinha, não deu para ver muito do que ele pode fazer...e como não sou adepto de elevar logo os "miúdos" a estrelas, vamos dar-lhe tempo e espaço para progredir!
- Miguel Veloso...não compreendo o porquê de o Paulo Bento não o colocar a titular, a sério que não compreendo.

Já agora, quero dizer claramente que acho que o Sporting não venceu por demérito próprio, mas desculpem lá, aquele árbitro com expressão de marciano andava danadinho para lixar o Sporting, especialmente no que toca à dualidade de critérios no campo disciplinar!!

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Firefox

Uma das novidades que decidi levar a cabo após esta última formatação do computador, foi no sentido de deixar de utilizar o Internet "Problemático" Explorer...por ter já tido várias recomendações, escolhi o Firefox para navegar na internet a partir de agora.

Por agora...tá tudo bem!! Ainda tenho de habituar a algumas pequenas diferenças e tenho de descobrir como colocar a trabalhar certas funcionalidades, mas parece-me que a mudança vale a pena!!

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Escolhas desacertadas...


Este ano e mais uma vez, fez-se o Lisboa – Dakar. Tal como li no site da Câmara Municipal de Lisboa, e estou de acordo: “O Lisboa-Dakar é a maior prova automobilística do Mundo, representando uma oportunidade única para promover Lisboa, a sua cultura e património, sendo mais um marco importante nesta cidade eleita como ponto de partida ou centro de grandes eventos internacionais.” Mas eu digo mais, não só promove Lisboa, mas como todo o nosso país.
Mas agora há algo que me intriga. Se estivéssemos perante o Euro2004 (por exemplo), não faltariam documentários, entrevistas, resumos de jogos, e tudo aquilo que se possa imaginar acerca do Euro2004. Até quando se realiza mais um jogo da Liga portuguesa de futebol (o que acontece praticamente todas as semanas), veríamos na televisão os habituais resumos, debates, etc. Mas perante um acontecimento, que a meu ver, e suponho que muita gente pensará o mesmo, é uma das provas de rally mais importante do mundo, tem apenas um pequeno destaque (no ambiente televisivo). Senão vejamos:
Apenas nos telejornais se fala do Dakar, mas apenas de quem liderou as etapas e talvez se dê um ou outro pormenor acerca de mais qualquer coisa. Depois, temos na RTP1 (pode ver-se na programação por volta das 21h) “O Melhor do Dakar” que chega a ter como tempo de antena em alguns dias apenas 1 minuto!!
Mas claro, todos os dias dá um resumo alargado (25 minutos) da etapa do dia. O problema é que á tão tarde, que só mesmo aqueles que não têm de levantar-se de manhã para trabalhar, ou os mais resistentes e persistentes é que ficam à espera.
Na segunda esperaram até às 00h30
Na terça: 2h10
Hoje terão de esperar até à 1h05
Quinta: 2h45
Sexta: 2h15
Sábado: 1h15 e os outros dias será sempre o mesmo e sempre para ver apenas um resumo de 20 a 30 minutos no máximo.
Mas afinal porquê passar um programa, que até só se pode mostrar durante aproximadamente 20 dias por ano, a umas horas tão absurdas?? Porquê não começar as sessões da noite (e afins) 25 minutos mais tarde e mostrar o resumo do Rally antes?? Ou então logo a seguir ao telejornal?? Têm medo que às 21h25 os telespectadores se vão deitar, pois as novelas das 21h nestes dias vão dar mais tarde?? Haja bom senso.
Será que só eu penso assim?
Ah! E já agora, se alguém souber outros canais onde dê os resumos do Rally, avisem-me por favor.

terça-feira, janeiro 09, 2007

Já que se fala em operações...

Vídeo Clips simplistas (2)

Um lobby de hotel, um dos mais versáteis actores de hollywood...e está encontrada a receita para mais um vídeo clip.


Por agora tudo bem

Após uma luta intensa na sala de operações, o paciente está a recuperar na sala de recobro. Por enquanto os sinais vitais estão estáveis e está a ser administrada uma dose reforçada de soro!! Quanto ao técnico que efectuou a intervenção, também está bem, embore necessite de outro tipo de medicação para recuperar...

Houve algumas pequenas complicações durante a operação, mas o efeito que estas tiveram reflectiram-se apenas no tempo que demorou a intervenção. Vamos continuar atentos para qualquer eventualidade na esperança de não se verificar a necessidade de nova operação durante pelo menos o próximo ano!!

Ano novo...

...format c: novo!! O computador já pedia há algum tempo, e não podia adiar mais a operação!! O processo já se iniciou hoje com as gravações de tudo o que necessito guardar, e a formatação do disco propriamente dita irá ser realizada entre a madrugada de hoje e a tarde de amanhã!!
Entre mortos e feridos o processo terá de ser finalizado, custe o que custar...se eu e o meu computador conseguirmos sobreviver, amanhã à noite tornarei a dar notícias!!

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Feeling the Force...

Sou um grande fã da saga “Star Wars”, e considero estes filmes os melhores de sempre. Mas para além de fã incondicional de “Star Wars” e George Lucas, sou também português…e como bom português deixo tudo para a “última da hora”!!

Como tal, só ontem é que fui ver a exposição “Star Wars” no Museu da Electricidade, em Lisboa. A exposição está cá em Portugal desde 1 de Novembro do ano passado e “vai-se embora” já no próximo dia 14.


Em primeiro lugar, foi a primeira vez que visitei o Museu da Electricidade e apesar de ter ido lá com o único intuito de ver a exposição, deu para ficar com uma boa impressão do espaço. Penso que é mesmo por aí que a exposição itinerante “Star Wars” ganhou alguma coisa extra por ter sido realizada naquele espaço. Ao realizar o percurso temos de subir escadas, descer escadas, passar pelo meio de silos, visitar o interior de uma fornalha, etc. etc., se juntarmos a isto colunas “escondidas” por todos os cantos a debitarem sons característicos da saga, cria logo um ambiente muito propício para se poder apreciar em pleno o universo “Star Wars”.

Logo à entrada deparamo-nos com um “Speeder” em tamanho real (na foto), que nos eleva as expectativas para o resto da exposição.



Temos também oportunidade de ver mais veículos em tamanho real, como o “Pod Racer” de Anakin Skywalker utilizado no 1º (4º por ordem de estreia) filme da saga.




Entre naves em tamanho real ou maquetas das mesmas, fatos utilizados pelos actores (o famoso fato de Darth Vader é um dos pontos altos…), o R2D2, o C3PO, os “Wookies”, os “Ewoks”, desenhos originais, plasmas onde se podiam visionar documentários e explicações, entre outros, penso que a exposição está muito boa. Para os fãs da saga, os 10 euros por bilhete valem a pena, mas para quem não gosta muito dos filmes pode parecer que o preço é demasiado elevado!!


Desde já peço desculpa pela falta de qualidade das fotografias, mas estive lá em “hora de ponta” o que não me dava muita margem de manobra devido à quantidade de pessoas que insistiam em colocar-se à frente do plano. Para além do facto de aquilo estar escuro (colocaram panos pretos nas janelas) e as iluminações dos expositores não ajudaram em nada…

Gotinhas de Água


Segundo li num artigo, ainda nenhum cientista sabe ao certo como se formam as gotas de água. Têm apenas algumas teorias. (E eu que sempre pensei que era S. Pedro que...pois, já não sei...)

Então, passo a citar:

"Trata-se de um processo muito complexo. A condensação de vapor de água nas nuvens cria gotículas de água, de 10 a 20 mícrons de diâmetro - menores do que a espessura de um fio de cabelo. Essas gotas minúsculas são pequenas demais para cair como chuva, cujas gotas têm cerca de 1 milímetro (mil mícrons) de diâmetro e são 1 milhão de vezes mais pesadas.

Para que as gotículas se transformem em gotas, elas colidem e agrupam-se umas com as outras. Quando os cientistas simularam o processo em computadores, gotas de chuva foram criadas entre uma e duas horas depois do início das colisões. No mundo real, o resultado ocorre muito mais rapidamente, em menos de 15 minutos. (Logo aqui vai mal alguma coisa)

Segundo Chuang,(Patrick Chuang, professor de Ciências Planetárias e da Terra da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, nos Estados Unidos) gotículas com mais de 55 mícrons são grandes e pesadas o suficiente para caírem pela nuvem, fundindo-se com outras em alta velocidade. Mas o enigma é como gotículas de 10 a 20 mícrons se transformam em outras com mais de 55 mícrons.
A explicação proposta pela equipe de Chuang é uma mistura de dois factores: aumento da turbulência e um processo promovido quando o ar quente se mistura com a humidade nas extremidades das nuvens. A conclusão foi possível depois de análises feitas a partir de instrumentos instalados em asas de aviões, em vôos realizados sobre ilhas do Caribe, no início de 2005." in - Inovação e Tecnologia
Quando for grande quero ser cientista :-)

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Portugal e o Mundo

Não posso deixar de lançar para debate dois expoentes da mediatização dos últimos dias, um em Portugal e outro no Mundo.
Embora, seguramente muitos se lhes possam juntar, estes prometem uma história longa, repleta de episódios.
Por um lado, o naufrágio do pesqueiro «Luz do Sameiro» ao largo da Nazaré, que vitimou cinco tripulantes. Tendo apenas um sido salvo, concerteza devido à resistência a mais baixas temperaturas a que a sua terra natal o habituou, pelos meios de socorro tardios. Será este mais um exemplo dramático, da burocracia e impavidez do nosso país? Terá sido necessária a morte de mais estes homens, para que o panorama se altere?
Noutra esfera social, noutro local do Mundo, noutro contexto, fez-se, mais uma vez, justiça (?)!!! Será mesmo justo, que um tribunal, condene um ser humano à morte? Porque esse ser humano cometeu graves e inúmeras falhas na humanidade, esta é a resposta que o Mundo lhe deve devolver?
A meu ver, não há justificação para a pena de morte (embora compreenda o desejo de vingança das pessoas directamente afectadas pelas atrocidades cometidas pelo réu). E assistir às imagens e ao discurso dos últimos minutos de vida de Saddam Hussein, revestidos de uma crueldade e desprezo humano gritantes, faz-me olhar o mundo de uma perspectiva muito negra.
Perante tais acontecimentos, o que esperar deste novo ano?!?!?!

Bom Ano!!

Com o inicio do Ano, surge a ideia de um novo recomeço. Uma nova oportunidade que a vida nos dá para nos repensarmos enquanto pessoas, tanto na relação com os outros como connosco mesmo. Os desejos são inúmeros e abarcam todas as áreas da nossa vida.
Seria utópico pensar que os realizaremos todos, nomeadamente o desejo comum à maioria de nós que seria acertar na chave do Euromilhões, mas concerteza que com perseverança e empenho muitos dos projectos delineados se tornarão reais. E incluo neste grupo o habitual "cliché": paz e felicidade. Tenhamos saúde e tudo o resto é possível (se aqueles a quem esta também falta, conseguem por vezes verdadeiras proezas...)!
Individualmente não conseguiremos acabar com a guerra, com a fome, com a pobreza, com a discriminação e com todos os restantes conflitos no Mundo, mas cada um de nós pode alterar o seu pequeno mundo. Ser generoso, apaziguador, sensível aos outros e aos seus problemas, ajudar-nos-á a criar um mundo melhor.
Estarei apenas a relembrar algo que cada um de nós já tem como certo, e bem sei que na realidade nem tudo é assim tão simples, mas sonhar não faz mal a ninguém e se todos os dias conseguirmos mudar algo (por muito insignificante que pareça), no fim deste ano já teremos concerteza contribuido para a "paz e a felicidade" tantas vezes pretendidas.

Apenas "alguém" pode não mudar o mundo mas é sempre possivel mudar o mundo de "alguém"!

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Começos difíceis

Cheguei a casa ontem à noite, vindo de umas mini-férias de Natal/Fim-de-ano...tive tempo apenas para pôr a leitura em dia (na blogoesfera). Mesmo antes de me deitar pensei cá para comigo: "As férias fizeram-me bem! Sinto-me com as "baterias" recarregadas e prontas para o ano novo!"

Hoje, neste momento em que escrevo este post já sinto necessidade de novo "carregamento das baterias"!! É incrível o que apenas um dia de trabalho complicado pode fazer a uma pessoa!!

Bom, mas temos que aguentar...digo eu que sou padeiro!! Temos também de ser optimistas, não??

Mas eis que leio:
Ano novo ... preços novos
Electricidade - +6%
Transp. Públicos - +/- 2.1%
Tabaco - + 9%
Gasolina - + 2.5 cêntimos/litro
Gasóleo - + 2.1 cêntimos/litro
Rendas - + 31.% a 4.7%
Comparticipação dos medicamentos - - 1% a 5%
Novas taxas moderadoras - + entre 5 a 10 euros
Pão - +/- 20%

Arre, que assim é difícil de manter o optimismo!!!