quinta-feira, abril 26, 2007

Vídeo Clips simplistas (5)

Aqui deixo um vídeo de uma das minhas bandas favoritas, que me parece enquadrar-se bem na categoria de simplicidade. É certo que tem alguns efeitos visuais e tal, mas o conceito é simples e funciona na perfeição. E nem que seja por ser um bom pretexto para colocar aqui um vídeo com a linda Shirley Manson a dançar tão......intensamente!

Já agora…I Think I´m GOING paranoid! É por isso que vou de férias...

Já só falta um dia...


Pois é...felizmente para mim, amanhã a partir das 17h00m conto em estar a caminho de terras ribatejanas para iniciar o meu primeiro período de férias deste ano. Já falta pouco...já falta pouco...

quarta-feira, abril 25, 2007

Liberdade

25 de Abril dia da Liberdade, assim o diz o calendário. Mais um feriado que tanto agrada a todos, já que para a maior parte significa um dia extra de descanso. Mas afinal qual o significado atribuído a este dia? Qual o motivo que dá a possibilidade, todos os anos, a tantos portugueses de terem mais um dia para não trabalharem e aproveitarem para passear, ir à praia ou simplesmente não fazer nada?

Parece que no ano de 1974 no dia 25 de Abril houve uma revolução, neste país à beira-mar plantado. A revolução dos cravos, como ficou conhecida…isto porque consta que foi uma revolução relativamente pacífica. Nesse dia de 25 de Abril de 1974, a ditadura que estava instalada no poder foi deposta e deu-se assim início ao processo de transição para um regime democrático.

Ora eu em 1974 nem sequer era nascido, por isso não vivi a dita revolução, nem sequer conheci (felizmente) a ditadura do recentemente eleito maior português de sempre. Admito que tudo o que sei desse período da história de Portugal é pouco, já que nas aulas de história nunca foi uma matéria muito aprofundada. Aqui e ali tenho ouvido relatos de pessoas que passaram por essa época, vi algumas reportagens e documentários que me têm ajudado a compreender um pouco o que se passou.

Hoje, passados 33 anos sobre a revolução, acho que se perdeu um pouco (ou demasiado) a noção do que foi conquistado naquele dia. E digo isto porquê? Porque para mim, em 25 de Abril de 1974, Portugal e os portugueses ganharam não só a Liberdade, mas sim ganharam a oportunidade de utilizar essa mesma Liberdade para fazerem deste cantinho da Europa um país melhor. E é com uma certa tristeza e apreensão que vejo todos os dias exemplos de atitudes que vão contra esse objectivo que é (ou deveria ser) melhorar o país e a sociedade em que vivemos.

Todos nós podemos constatar a má situação em que o país se encontra. Mas o português, facilmente arranja logo uma justificação: A culpa é dos governantes e dos políticos!

Para o português há sempre alguém em quem deitar as culpas, menos nele próprio. E para mim, aqui é que reside um dos maiores problemas de Portugal. É muito fácil culpar os políticos e governantes por todos os males do país, mas será que cada um de nós, antes de fazer essas acusações, reflecte sobre as suas próprias atitudes? Será que todos nós estamos a fazer tudo o que podemos para melhorar o país?

Não estou aqui a dizer que os políticos e os governantes não têm culpa, porque têm, mas a culpa não é só deles…e se formos a pensar, os políticos que temos são…portugueses!! Ora, se o povo português não respeita as regras básicas de vivência em sociedade, como é que podemos ter bons representantes políticos?

“Estamos num país livre!” ou “Já não estamos numa ditadura!” ou “Isso era no tempo da outra senhora!” são expressões que ouvimos muitas vezes, mas parece-me que como em tudo neste país passámos do 8 para o 80! No tal “tempo da outra senhora” não havia Liberdade sequer para pensar, e agora parece que toda a gente se sente no direito de fazer aquilo que bem entende sobre o pretexto de ser um país livre, mesmo que as atitudes ou comportamentos possam de alguma forma lesar alguém em particular ou a sociedade em geral.

Para mim, a minha Liberdade acaba onde começa a do meu vizinho…tem de haver respeito pelos outros e pela sociedade e enquanto isso não estiver bem incutido no nosso país, não vamos a lado nenhum.

Tendo tudo isto em conta, a partir de hoje, vou colocar aqui neste humilde estabelecimento, alguns exemplos de falta de civismo com que me deparo todos os dias…alguns podem parecer ridículos e sem significado e até me podem acusar de estar a exagerar nalgumas situações, mas quanto a mim todos eles têm impacto na sociedade.

Não há excesso de liberdade se aqueles que são livres são responsáveis. O problema é liberdade sem responsabilidade. (Milton Friedman)

segunda-feira, abril 23, 2007

Ca granda cão

A minha cadela de raça São Bernardo, actualmente deve pesar perto de 60 Kg. Escusado será dizer que dá um trabalho desgraçado...agora imaginem um cão com 128 Kg. e com um pescoço com 97 cm. de diâmetro!!

É o caso do Hércules, um English Mastiff que entrou para o Guiness Book como o maior cão do mundo!! E só tem 3 anos de vida...

Noite "buena" de Alecsandro

Hoje o Alecsandro teve uma noite "à Bueno". Vamos ver, se à semelhança do seu companheiro de equipa, passa o resto da época sem marcar mais nenhum golo...

terça-feira, abril 17, 2007

Afinal parece que é fácil...

Salvar Portugal

Plano para salvar Portugal da crise e torná-lo na primeira potência mundial em 12 etapas:

1º Passo:
Trocamos a Madeira pela Galiza, com a condição dos espanhóis levarem o Alberto João.

Os espanhóis vão na onda (a Galiza só lhes dá chatices) e aceitam.

Nós ficamos com os galegos (que nos adoram) e com o dinheiro gerado pela Zara (é só a 3ª maior empresa de vestuário). A indústria têxtil portuguesa é revitalizada, enquanto a Espanha fica encurralada entre os Bascos e o Alberto João.

2º Passo:
Desesperados, depois de verem que fizeram um mau negócio, os espanhóis tentam devolver a Madeira (e Alberto João).

A malta, obviamente, não aceita.

Em verdadeira aflição os espanhóis oferecem também o Pais Basco.

Mas a malta mantém-se firme e não aceita.

3º Passo
A Catalunha aproveita a confusão para pedir a independência.

Cada vez mais desesperados, os espanhóis oferecem-nos a Madeira, o país Basco e a Catalunha. A contrapartida é termos que ficar com o Alberto João e os Etarras.

A malta arma-se em difícil, regateia mas acaba por aceitar.

4º Passo
Damos a independência ao País Basco, com a contrapartida deles ficarem com o Alberto João.

A malta da ETA pensa que pode bem com ele e aceita sem hesitar.

Sem o Alberto João a Madeira torna-se um paraíso.

A Catalunha não causa problemas (no fundo, no fundo, são mansos).

5º Passo
Afinal a ETA não aguenta com o Alberto João, que entretanto semeia o terror e assume o poder.

O País Basco pede insistentemente para se tornar território português.

A malta, fingindo grande sacrifício, aceita (apesar de estar lá o Alberto João).

6º Passo
Proibimos o Carnaval no País Basco, o que leva o Alberto João a emigrar para o Brasil.

7º Passo
Pouco tempo depois da chegada do Alberto João, o Governo brasileiro pede para voltar a ser território português.

A malta aceita e manda o Alberto João retornar à Madeira.

8º Passo
Com os jogadores brasileiros mais os portugueses (e apesar do Alberto João), Portugal torna-se campeão do mundo de futebol!

9º Passo
Alberto João enfraquecido pelos festejos do Carnaval na Madeira e Brasil, não aguenta a emoção, e morre na miséria, esquecido de todos.

10º Passo
Os espanhóis, desmoralizados e económica e territorialmente enfraquecidos, não oferecem resistência quando mandamos os poucos que restam para as Canárias.

11º Passo
Unificamos finalmente a Península Ibérica sob a bandeira portuguesa.

12º Passo
A dimensão extraordinária adquirida por um país que une a Península e o Brasil, torna-nos verdadeiros senhores do Atlântico, de uma costa à outra e de norte a sul.

Colocamos portagens no mar, principalmente para os barcos americanos, que são sujeitos a uma pesada sobretaxa por termos de trocar os dólares em euros, constituindo assim um verdadeiro bloqueio naval que os leva à asfixia.

Os americanos tentam aterrorizar-nos com o Bin Laden, mas a malta ameaça enviar-lhes o Alberto João (que eles não sabem que já morreu).

Perante tal prova de força, os americanos capitulam e nós tornamo-nos na primeira potência mundial.

Como vêem, é fácil.

Recebido por e-mail.

Diplomas

Sinceramente já estou farto de toda esta polémica à volta da licenciatura (ou a falta dela) do nosso Primeiro-Ministro. Mas esta crónica do Ricardo Araújo Pereira (vénia!) está excelente e gosto especialmente da conclusão.

quinta-feira, abril 12, 2007

Boa notícia do dia

Vi hoje que esta série vai estrear no Sábado às 14h00m na TVI. Eu sei que é na TVI e como tal é sempre de desconfiar, mas ao menos esta não vai ser colocada a horas indecentes como por exemplo fazem com Dr. House.

Já vi os 7 primeiros episódios desta série (não me perguntem como...) e este fim-de-semana é provável que veja mais uns poucos. Fiquei fã logo desde o primeiro episódio e é daquelas séries, tal como o Lost, em que mal acaba um episódio queremos ver logo o seguinte! Tem um bom enredo, daqueles em que nos "prende" em cada episódio e também convém estarmos atentos para não perdermos pormenores importantes! Quanto aos actores...devo dizer que não os conhecia de outros trabalhos (com excepção de uma actriz), mas parece-me que estão a desempenhar muito bem os seus papéis.

Se puderem, vejam que vale a pena.

Há jogos assim...

Confesso que só vi os últimos 30 minutos do jogo slb-espanhol. Mas quando vi aquela defesa impossível do guarda-redes do espanhol a remate do "Nulo Gomes" disse logo: Pronto...já lá não vão!

É que fez-me logo lembrar alguns jogos do Sporting...quando falham assim oportunidades tão claras, a coisa fica enguiçada e por mais que se tente não se consegue chegar ao golo!

P.S. – Eu sei que são equipas portuguesas e tudo mais, mas os comentadores podiam ser menos tendenciosos…quando aquele penalty foi “perdoado” ao slb, foi preciso várias repetições para admitirem que houve contacto, mas mesmo assim ainda colocava a hipótese da intensidade! Enfim…

terça-feira, abril 10, 2007

segunda-feira, abril 09, 2007

Vídeo Clips simplistas (4)

No primeiro post desta "rubrica" a Canochinha tinha referido (e bem) um vídeo dos Ok Go, como um bom exemplo de simplicidade. Parece que este vídeo foi eleito o clip mais criativo na 1ª Edição dos Prémios do Youtube. É sem dúvida um bom exemplo de criatividade e simplicidade.



E já agora, este vídeo já foi vizualizado no youtube mais de 15 milhões de vezes...é obra.


Pensar positivo

Faltam apenas 18 dias para ir de férias!!



É melhor não...

...escrever nada sobre futebol hoje!

quarta-feira, abril 04, 2007

Westerns

No fim-de-semana passado, aproveitei para rever o filme “O bom, o mau e o vilão”. Não sou um grande apreciador de westerns, mas há alguns filmes deste género que me agradam particularmente. E este é um deles. Posso mesmo afirmar que é o meu favorito…um verdadeiro clássico.

É um dos representantes dos chamados “spaghetti westerns”, para além dos “Por um punhado de dólares” e “Por mais um punhado de dólares”. Estes 3 filmes foram realizados por Sergio Leone e tiveram como actor principal um senhor chamado Clint Eastwood, na altura já com praticamente uma década de carreira cinematográfica.

O que mais me cativou neste filme? Devo dizer que foi o conjunto…as boas interpretações dos três intervenientes principais, a maneira de filmar, a banda sonora (mítica a música principal do filme) criada por Enrico Morricone e claro o duelo final a três (um dos melhores de sempre).

Até o facto de ter as falas dos actores um pouco desfasadas com o movimento dos lábios torna este filme material para ser colocado na prateleira dos clássicos!

You see my friends, there are two kind of people in this world. Those who have seen this movie, and those who haven’t.

terça-feira, abril 03, 2007

Complicadex

Esta é realmente uma boa notícia!! Como se pode ler no ponto 2 do comunicado do Conselho de Ministros de 22 de Março de 2007, o Simplex está a alastrar-se por várias áreas!!

Passo a transcrever:

“2. Decreto-Lei que aprova o novo regime de instalação e funcionamento dos estabelecimentos de restauração ou de bebidas e revoga o Decreto-Lei n.º 168/97 de 4 de Julho

Este Decreto-Lei vem, no âmbito do Programa Simplex, simplificar e desburocratizar os procedimentos de licenciamento dos estabelecimentos de restauração ou de bebidas, isentando estes estabelecimentos de licença de funcionamento e submetendo-os, em substituição, a um regime de declaração prévia quanto ao exercício de actividade.

Com efeito, o actual regime de licenciamento prévio impõe aos particulares um procedimento complexo e demasiado moroso, o qual se afigura penalizante para os agentes económicos e propiciador de situações irregulares de funcionamento de estabelecimentos.

Assim, passa a ser necessário apenas uma declaração prévia - um termo de responsabilidade - do promotor para o funcionamento do estabelecimento, através da qual se responsabiliza pelo respeito das normas legais e regulamentares aplicáveis, tendo em conta a actividade comercial a desenvolver.

Simultaneamente, o diploma vem atribuir à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) a competência para fiscalização do cumprimento das obrigações relativas a esta área de actividade, sem prejuízo das competências próprias das Câmaras Municipais no âmbito do regime jurídico da urbanização e edificação.”

Ou seja, já posso deixar o meu trabalho principal para me dedicar em exclusivo à confecção de pão!! Vou comprar um forno, instalo-o ali debaixo da escada para não ocupar muito espaço e nem coloco exaustor que isso custa muito dinheiro. Faço a massa mesmo ali em cima da arca congeladora e lavatório nem vê-lo porque a água da companhia é cara…utiliza-se ali a da fonte, que nunca fez mal a ninguém. Com esta contenção de custos na instalação, vai ser fácil para mim vender o pão a preços mais baratos…vai ser num instante que vou conquistar o mercado aqui da zona. Quando a inspecção aparecer (se aparecer) pago a multa, fecho a “casa” e vou procurar outro vão de escada…

Brincadeira à parte, esta medida deste (des)governo é mais uma do estilo: “Está com dor de cabeça?? É fácil, corta-se a cabeça!”. Pelo facto de lidar regularmente com processos de licenciamento, sei que na maioria das vezes os mesmos são (demasiado) morosos, com prejuízo para os agentes económicos e também para as entidades envolvidas. Mas isto não é uma solução…é uma fuga para a frente. O processo burocrático é complicado e demorado?? Sim senhor, vamos tentar agilizar o processo?? Não!! Pura e simplesmente acaba-se com o licenciamento. É mais fácil…

Não é por aqui que se vai conseguir atingir a qualidade e higiene alimentar nos estabelecimentos de restauração…não sei, digo eu que sou padeiro (ou talvez não)!!

Já agora…a administração fiscal também não tem dificuldades em cobrar os impostos em tempo útil?? Poderiam utilizar a mesma solução…acabavam com os impostos!!

Censura??

Ontem no estádio de Alvalade, por volta dos 10 minutos de jogo, chamaram-me a atenção para uma faixa que estava colocada num dos topos do estádio. A faixa dizia:

“Companhia de chá Bento e Barbosa. Não bebes, não jogas!” Não cheguei a decifrar o que estava escrito em letras pequenas mas deu para perceber o nome Carlos Martins. Ora, tratava-se claramente de uma faixa que questionava as razões das consecutivas não convocatórias do Carlos Martins.

Qual é o meu espanto, quando ao minuto 20 de jogo, vejo dois stweards a retirarem a dita faixa. Mas o que é isto?? Censura?? No meu clube?? Mas agora não se pode ter uma opinião discordante??

Não estou aqui a afirmar que concordo com o teor da referida faixa, mas daí a tomarem uma atitude destas vai uma grande distância!! Triste...mas é mais uma atitude a lamentar desta direcção.

Fim-de-semana futebolístico

No dia em que o Sporting empatou em casa com o Desportivo das Aves disse: “A classificação dos 3 primeiros já não sofre alterações até ao final do campeonato.” E continuo a acreditar nisso…apesar de como bom sportinguista não perder a esperança.

Mas se deixar de lado essa minha previsão, podemos afirmar que foi uma jornada positiva para o Sporting. Com a vitória de hoje (ontem) e o empate dos dois rivais ontem (anteontem), o Sporting chegou-se à frente e depende apenas de si para chegar ao 2º lugar e de dois deslizes do fcp para chegar ao 1º.

Notas positivas do fim-de-semana futebolístico:

- 3ª vitória (merecida) seguida do Sporting e um boa exibição, mesmo sem Moutinho. Onde andou esta equipa durante o meio da temporada??

- Mais um bom jogo do Farnerud. Eu sei que não é jogador para receber o salário que recebe, mas não é um tosco ou uma contratação falhada como muito sportinguistas o classificam.

- Bom jogo de Tello e Romagnoli. Onde andou o 1º durante estes anos todos?? Se é só para jogar bem em vésperas da renovação de contrato então que façam contratos mensais!!

- Empate no clássico, embora preferisse a vitória dos visitados, visto que é mais fácil os mesmos perderem pontos do que o fcp.

Notas negativas:

- Obviamente as cenas de violência no estádio da luz. Lamentável.

- Cânticos anti-benfica no estádio de Alvalade quando o Sporting está a vencer por 2-0. Rídiculo! Nunca gostei destas atitudes!! Assim só se está a dar importância demais a um clube rival que nada tem a ver com o jogo em questão.

- Apesar de não ter influência directa no resultado, mais uma arbitragem de fraca qualidade em Alvalade.

- 81 minutos de jogo, o Sporting vence por 2-0, no banco estão Tiago, Miguel Garcia, Ronny, Custódio e Bueno. Entra o Custódio…porquê?? Porquê esta fixação pelo Custódio?? Não percebo…

Vamos ver o que o próximo fim-de-semana futebolístico nos reserva.