segunda-feira, julho 16, 2007

Transformers

Antes de mais, uma pequena declaração de interesses: Cresci a acompanhar as aventuras destes robots vindos do espaço, portanto a minha análise ao filme pode ser um bocadinho tendenciosa…mas só um bocadinho.

Quando soube que o Spielberg iria ser o produtor da adaptação cinematográfica da série de desenhos animados, pensei: “Boa! Temos sucesso garantido!”

Entretanto quando soube que o realizador era o Michael Bay, fiquei apreensivo…até porque dos 6 filmes anteriores que vi dele, apenas gostei realmente de 3.

Enquanto saía da sala de cinema, tentava procurar uma maneira de resumir o filme e o que me lembrei foi: “Mais parece um filme cómico com alguma acção à mistura!”

E isto porquê? Porque as situações cómicas são tantas (a interpretação de Shia Labeouf contribui muito!) que até parece que a acção é colocada em segundo plano.

A adaptação ao grande écran da história está bem conseguida, no entanto está bem patente a óbvia “americanização” do enredo. As cenas de acção são boas, no entanto em algumas lutas entre robots a rapidez é tanta que quase não se percebe bem o que se está a passar.

A interpretação do Shia está excelente, o Jon Voight continua a ser um bom actor (apesar de já parecer cansado…), a personagem do Jonh Turturro parece um pouco exagerada, mas ele conseguiu interpretá-la muito bem (tem queda para papéis estranhos).

É basicamente um blockbuster de verão típico, e como tal, vai de encontro a essas expectativas. Foi bom reviver as manhãs passadas a ver os Transformers…e também por isso leva as 4 carcaças e meia. Vamos esperar pela sequela...

P.S. – Gostei das indirectas ao governo norte-americano e à própria população, já após começarem a passar os créditos finais!!

P.S. 2 – A menina da foto é a actriz principal e chama-se Megan Fox…interessante deveras!! Uma carreira cinematográfica que vai valer a pena seguir.

5 comentários:

Célia disse...

Olha, eu fui ontem ver este filme e já há algum tempo que não me lembro de sair de uma sala de cinema e dizer "detestei"!
Tal como tu, também eu via estes desenhos animados quando era mais pequena. Foi com alguma expectativa que fui ver este filme... Não esperava que fosse o melhor filme de sempre, mas também não estava à espera de ser tão fraquinho.
Primeiro, o argumento. Juro-te que fiquei baralhada no meio de cubos, centelhas e tantas coisas rebuscadas... como por exemplo andar toda a gente atrás de uns óculos!
Depois, os actores. O actor principal esteve relativamente bem, mas ao contrário de ti, devo-me ter rido para aí uma vez! Depois, não consigo perceber porque é que as personagens femininas têm sempre de ser altamente atraentes, sendo que ao longo do filme esse aspecto é ALTAMENTE explorado (you know what I mean).
Depois, achei o filme comprido demais... 2 horas, no máximo, teriam chegado perfeitamente. Aquela cena de luta final, meu deus. Confesso que passei pelas brasas.
Só gostei mesmo dos robots. Achei que foram bem construídos e ficaram verosímeis.

Padeiro de Serviço disse...

Canochinha, não podiamos estar sempre de acordo!! ;-)

É verdade que não é fácil de perceber certas situações no argumento, mas mesmo assim, acho que deu para perceber a história...

Quanto às situações cómicas deve ter a ver com o espiríto com que cada estava ao ver o filme...no dia em que vi, estava bem disposto e como tal até as piadas fáceis me fizeram rir!

Em relação às personagens femininas...tem de ser assim, senão o rapaz não se apaixonava por ela né?? ;-P

Daniel Santos disse...

Éna, não me lembro de ver, nos desenhos animados, uma personagem tão...jeitosinha ;o)

Padeiro de Serviço disse...

Foi uma adição "especial" para o filme! :-)

Paulete disse...

Eu que era fã dos desenhos animados, achei que se fosse ver ia ficar decepcionada. Ao que parece optei de forma certa, mas agora arrependi-me e queria ter visto, para criticar lol Kidding:)