terça-feira, novembro 21, 2006

Anonimato

Carta anónima denunciou "negócio João Pinto"

Aqui está o “caso” de que tanto se fala actualmente no futebol português!!

Para já, um apontamento…este caso “aparece” justamente a menos de duas semanas do derby lisboeta. A juntar à festa (Tonel arrisca sumaríssimo), eis que os sumaríssimos voltam do estado de letargia em que se encontravam. São coincidências a mais quanto a mim…porque é que os derbys têm sempre de estar envoltos em tanta polémica?? Enfim…

Findo o apontamento, passo à notícia em questão. Não, não vou falar do dinheiro que andou a circular referente à contratação do João V. Pinto, nem de quem é que será o culpado ou culpados, nem das acusações mútuas em praça pública!! Pelo menos por enquanto… O que me espanta mais nesta notícia é: "a investigação da transferência de João Pinto para o Sporting começou com uma carta anónima que chegou à PJ em 2003".

Uma carta anónima?? Não sei se foi realmente uma carta anónima, ou se a PJ por forma a proteger a identidade do participante, tenha dito à comunicação social que foi uma participação anónima.

Se foi o segundo caso, então nada a apontar à PJ. Caso contrário, acho incrível como a PJ pode basear o início das suas investigações em cartas anónimas… No serviço em que trabalho qualquer participação ou queixa anónima que é efectuada vai directamente para a pasta dos “Arquivados”.

Para refutar a posição adoptada pelo meu serviço e para questionar o modo que a PJ utilizou pelo menos para este caso deixo aqui uma situação hipotética:

- Vamos supor que neste caso, após todas as investigações, interrogatórios e possível julgamento, se chegava à conclusão que a denúncia não tinha qualquer fundamento. Vamos imaginar que sim… Ora, nesse caso, a PJ, o Ministério Público, Tribunal, etc. teriam andado a trabalhar e gastar recursos do estado (de todos nós) para nada!! Baseados numa denúncia anónima…como é que se poderia então imputar responsabilidades para o gasto de tantos recursos??

É só a mim que isto faz confusão??

Sem comentários: