segunda-feira, novembro 13, 2006

Curiosidades...

Depois de se ter dedicado a um teorema matemático, um estudante do curso de geometria, pergunta ao seu professor, o matemático Euclides: “- Sr., o que é que ganho em aprender todas estas coisas?”. Quando ouviu isto Euclides chamou o seu assistente e disse-lhe sarcasticamente: “- Dá ao rapaz 3 moedas, visto que ele quer ganhar dinheiro quando aprende coisas”.

A procura do conhecimento – sem intenções de ser recompensado materialmente – é uma característica de um “animal superior”, e é no ser humano que isto se torna mais visível. Nós podíamos dizer que a extraordinária curiosidade dos ser humanos, torna-nos uma espécie única! O que é que motiva o Homem para estas curiosidades? Sobrevivência? O momento certo para a curiosidade, combinado com a aprendizagem rápida, foi em tempos sinónimo de sobrevivência, mas já não é o caso hoje em dia. Todavia, o Homem é mais questionador do que era no passado. Jornais diários, revistas, rádio, televisão, Internet... são todos intermináveis fontes de informação que enchem as nossas casas dia e noite para satisfazer a nossa vontade de saber, aprender e estar informado...

Alguns cientistas olham para a curiosidade como aquilo que nos motiva para a exploração do nosso próprio comportamento. Eu gostaria de realçar que a curiosidade é a “medição” do nosso “tonús mental”, e é um antídoto contra estereótipos e contra o tédio. Tudo pode ser fonte de conhecimento; factos ou coisas que parecem não ter qualquer utilidade, sem uso, absurdas, estranhas, paradoxais ou mesmo falsas...todas podem ser fonte de conhecimento. Lembrem-se que a América foi descoberta por engano!

Concluindo, sabem quem disse: “Não sou nem um especialista inteligente, nem um especialista dotado. Sou apenas muito, muito curioso”? Não? O inventor da teoria da Relatividade, Albert Einstein, um grande Sr. :-)

1 comentário:

Padeiro de Serviço disse...

Ena, ena caro colega! Que bela estreia aqui no blog!! Bom post!!