segunda-feira, janeiro 08, 2007

Feeling the Force...

Sou um grande fã da saga “Star Wars”, e considero estes filmes os melhores de sempre. Mas para além de fã incondicional de “Star Wars” e George Lucas, sou também português…e como bom português deixo tudo para a “última da hora”!!

Como tal, só ontem é que fui ver a exposição “Star Wars” no Museu da Electricidade, em Lisboa. A exposição está cá em Portugal desde 1 de Novembro do ano passado e “vai-se embora” já no próximo dia 14.


Em primeiro lugar, foi a primeira vez que visitei o Museu da Electricidade e apesar de ter ido lá com o único intuito de ver a exposição, deu para ficar com uma boa impressão do espaço. Penso que é mesmo por aí que a exposição itinerante “Star Wars” ganhou alguma coisa extra por ter sido realizada naquele espaço. Ao realizar o percurso temos de subir escadas, descer escadas, passar pelo meio de silos, visitar o interior de uma fornalha, etc. etc., se juntarmos a isto colunas “escondidas” por todos os cantos a debitarem sons característicos da saga, cria logo um ambiente muito propício para se poder apreciar em pleno o universo “Star Wars”.

Logo à entrada deparamo-nos com um “Speeder” em tamanho real (na foto), que nos eleva as expectativas para o resto da exposição.



Temos também oportunidade de ver mais veículos em tamanho real, como o “Pod Racer” de Anakin Skywalker utilizado no 1º (4º por ordem de estreia) filme da saga.




Entre naves em tamanho real ou maquetas das mesmas, fatos utilizados pelos actores (o famoso fato de Darth Vader é um dos pontos altos…), o R2D2, o C3PO, os “Wookies”, os “Ewoks”, desenhos originais, plasmas onde se podiam visionar documentários e explicações, entre outros, penso que a exposição está muito boa. Para os fãs da saga, os 10 euros por bilhete valem a pena, mas para quem não gosta muito dos filmes pode parecer que o preço é demasiado elevado!!


Desde já peço desculpa pela falta de qualidade das fotografias, mas estive lá em “hora de ponta” o que não me dava muita margem de manobra devido à quantidade de pessoas que insistiam em colocar-se à frente do plano. Para além do facto de aquilo estar escuro (colocaram panos pretos nas janelas) e as iluminações dos expositores não ajudaram em nada…

8 comentários:

Daniel Santos disse...

Eu sou apreciador da saga,apesar de ainda não ter visto os ultimos dois episódios. E pode parecer mau, mas alguem me explica, caso eu queira vê-los todos desde o inicio, por qual episódio devo começar?

Padeiro de Serviço disse...

Desde o ínicio?? Depende...se queres ver desde o ínicio da história vês a partir do Episódio I - A ameaça fantasma!! Se quiseres ver seguindo a ordem em que os filmes foram realizados, tens de começar pelo IV, V, VI e depois pelo I, II e III!! Esclarecido ou ainda mais confundido??

Daniel Santos disse...

ehehe, acho que percebi. Talvez opte pela segunda opção.

Célia disse...

Também fui ver a exposição e gostei bastante... Acho que teria gostado ainda mais se fosse daqueles fãs que sabem o nome de todas as personagens e de todos os povos e locais.
Espero ansiosamente uma coisa do género, mas para O Senhor dos Anéis:)

Padeiro de Serviço disse...

Pois...eu era um desses fãs!! ;-) Quanto ao "O Senhor dos Anéis" acho que antes de se realizar uma exposição deste tipo, ainda se vão realizar mais filmes desse universo. Nem que seja o "Hobbit"...

Anónimo disse...

Boas, caro e distinto colega :D Antes demais quero dar os parabens por este brilhante blog (devo dizer que os videos aqui disponiveis são sem duvida ds melhores que ja vi em blogs). Em relação á Exposição fui no dia de abertura (outra coisa nao se esperaria de uma pessoa que em vez de católico prefereia ser Jedi). Tive felicidade de tirar uma foto com o Darth Vader, onde lhe pedi que me apertasse o pescoço - tal como nos episodios IV, V e VI- Sem duvida uma excelente exposição.

Daniel Santos disse...

Ainda bem que gostaste. Agora só espero que continues a aparecer.
Abraço

Padeiro de Serviço disse...

Caro wolfenstin, agradeço os elogios a este singelo estabelecimento. Apareça sempre que possa e comente sempre que quiser!!

Ser Jedi em vez de ser Católico?? É pá!! Agora que se fala nisso...