quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Perguntas e respostas

Entrei no mercado de trabalho em 2000 e deixei de ser estudante em 2001 (com mais uma curta incursão de um ano em 2004). Resumindo estive 18 anos a estudar (ou pelo menos a fingir que...).

Como estudante (e agora também como profissional) sempre fui (e continuo a ser) directo nas respostas…em todos os testes que realizava, limitava-me a ler as perguntas e respondia de acordo com aquilo a que era questionado. Quando não sabia, não respondia. Talvez por isso nunca tenha tido grandes notas a Filosofia, por exemplo. Eu ficava sempre surpreendido com alguns colegas meus que gastavam folhas e folhas de teste, escrevendo autênticos testamentos, para responder a uma ou duas perguntas. Ainda bem que não segui a carreira de ensino, porque se me aparecessem testes com “palha” pelo meio, acho que dava 0 nas respostas com demasiada informação desnecessária. Mas adiante…

No próximo Domingo, vai ser pedido aos eleitores portugueses que respondam à seguinte questão: “Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?”

Se lerem bem a pergunta, podem reparar que ela não questiona:

- Concorda com o aborto?

- Concorda com a realização dos abortos em hospitais públicos financiados pelo estado?

- Quando começa a vida humana?

Portanto, o que sugiro aos eleitores é que no Domingo, quando estiverem com o boletim de voto à frente, esqueçam por um bocadinho tudo o que ouviram nesta campanha e limitem-se a ler com atenção a pergunta. Depois da leitura atenta, respondam simplesmente à questão enunciada…sim, não, ou também podem optar por não responder (branco/nulo).

Ah, e já agora…vão votar!! Não podemos deixar que a abstenção ganhe outra vez!!

4 comentários:

Célia disse...

Tens razão. Independentemente da opinião (ou da falta dela)o importante mesmo é irmos votar.

PS: Eu era daquelas que enchia as folhas de teste a Filosofia:) Mas também tinha sempre boa nota.

Psyche disse...

Concordo! É importante fazer uso do direito de voto, mesmo que não se concorde com nenhuma das propostas existentes...
E já agora, a propósito do nº de anos a estudar (ou coisa que o valha)... Ganhei-te! Já lá vão 21! :)

Psyche disse...

Já agora, aproveito para te parabenizar pelas novas introduções no blog. Já não vinha aqui à algum tempo (e não é apenas porque sinto a inspiração "congelada") e verifiquei algumas mudanças :)
Ficou interessante! (tb não posso abusar dos elogios, senão... ninguém te atura!)

Padeiro de Serviço disse...

canochinha, acredito que tivesses boas notas a Filosofia...já eu, tenho mais queda para a síntese, foi por isso que escolhi seguir a via científico-natural em vez de humanidades por exemplo!!

psyche, seja bem aparecida!! Volte mais vezes!! Obrigado pelos elogios, aos quais retribuo com outro!! Parabéns por aguentares tantos anos de estudo!! Não é fácil...

Quanto à questão da necessidade de irmos todos votar, acho que é óbvia!! Para além de um direito é um dever!! Mesmo aquelas pessoas que não concordam com a pergunta, ou não concordem com a realização do referendo têm de ir lá expressar a sua opinião!!