quinta-feira, junho 14, 2007

É bom e recomenda-se

Mellon Collie and the Infinite Sadness

Este é o nome do terceiro álbum de originais dos The Smashing Pumpkins. O álbum duplo que foi lançado em 1995 é para mim um dos grandes LP´s dos anos 90. Foi sem dúvida o trabalho que deu a conhecer os Smashing ao grande público. Após dois bons álbuns (Gish e Siamese Dream) o grupo de Chicago subiu ainda mais a fasquia.

Ambos os discos (Dawn to Dusk e Twilight to Starlight) são equilibrados, visto que não há uma especial divisão de sonoridade entre os dois. Ambos têm músicas fortes, agressivas, a “rasgar” bem como músicas melódicas, calmas e melancólicas. E essa conjugação entre diferentes tipos de músicas está bem conseguida pelo que não se denota qualquer tipo de quebra ou discrepância acentuada. No fundo é um álbum fluído, que se ouve muito bem do princípio ao fim.

Músicas como “Bullet with butterfly wings”, “Zero”, “Tonight, tonight” e “1979” tornaram-se rapidamente odes de uma geração.

Quanto às letras, aqui também se denota uma grande mistura de sentimentos, alguns deles antagónicos…

“The world is a vampire, sent to drain”

“And God is empty, just like me”

“Love is suicide”

“And faith can´t help you to escape”

“Beautiful, you´re beautiful as the sun”

“Love is in my heart and in your eyes”

“There´s a love that God put in your heart”

…são alguns exemplos.

Mellon Collie and the Infinite Sadness fez parte da minha adolescência e é um dos álbuns que ainda hoje oiço do princípio ao fim, da mesma maneira que ouvia nos anos 90.

1 comentário:

Célia disse...

Gosto de Smashing Pumpkins, apesar de ser um daqueles grupos de qualidade aos quais nunca dei a devida atenção, por um ou outro motivo. Têm grandes músicas, sem dúvida.