terça-feira, outubro 23, 2007

Roma - 2 Sporting - 1

Quando ouvi que o Polga não ia jogar pensei: “Pronto, vai dar goleada!”

O jogo começou e a Roma carregou…tal era a produção atacante dos italianos que os cantos eram sucessivos. E claro está, com o Tiago na baliza voltaram de novo os suores frios nos cantos que o Ricardo provocava…aos 15 minutos o inevitável aconteceu. Uma falha de marcação e uma má saída do Tiago resultaram no golo.

Por estranho que pareça, o golo teve um efeito positivo na equipa do Sporting que se soltou e procurou o golo do empate. Passados 3 minutos Liedson finalizou uma boa jogada e marcou o seu primeiro golo na Liga dos Campeões. Na altura tive um mau pressentimento...que seria um golo “inútil”. Infelizmente veio a confirmar-se.

O jogo até ao intervalo e após o mesmo manteve-se disputado com as duas equipas a tentarem o golo, embora a Roma fosse mais acutilante que chegou a desperdiçar uma grande penalidade (quanto a mim “inventada” pelo árbitro). Depois, quando o bloco defensivo do Sporting já começava a abrir brechas (especialmente na ligação com o meio-campo) apareceu o segundo golo da Roma. Abel e Tonel dividiram as culpas no golo, numa jogada que não pode acontecer em plena área Sportinguista.

Depois disso entrou em jogo o futebol tipicamente italiano, ou seja, controlar os ataques da equipa adversária, perder o máximo de tempo possível e tentar sempre que possível o contra-ataque para “matar” o jogo. O Sporting tentou tudo, mas foi quase sempre muito inconsequente.

Apreciações individuais:

Tiago – Não posso dar nota positiva de maneira nenhuma. Apesar de ter reposto a justiça ao defender a grande penalidade, grande parte da culpa no primeiro golo é dele. E depois, mostrou mais uma vez que não é um guarda-redes seguro e confiante. Já no fim acusou em demasia os nervos ao complicar intervenções aparentemente fáceis (pontapés para fora sem nexo…).

Abel – Esteve bem ao fazer um centro teleguiado para o Liedson, mas demonstrou sempre dificuldades para travar o Mancini (bem sei que não é fácil). Com culpas no segundo golo da Roma.

Tonel – Teve a tarefa quase ingrata de ser o substituto de Polga, no que toca a ser a referência no centro da defesa. Não esteve mal durante o jogo, mas ficou mal na fotografia do segundo golo da Roma.

Miguel Veloso – Obrigado a recuar para defesa central, cumpriu a nível defensivo, embora tenha falhado uma ou outra marcação nos cantos. A nível ofensivo subiu algumas vezes e tentou mesmo o remate…notou-se a falta dele no meio-campo.

Ronny – Jogo aceitável. Não atacou muito é certo mas a defender vê-se que está muito melhor que na época passada, mesmo assim ainda tem de melhorar muito…a rematar é que parece que desaprendeu.

João Moutinho – Bom jogo, para não variar. Bem defensivamente e sempre que podia lançava o ataque.

Vuckevic – Muito apagado. Ele consegue bem melhor.

Izmailov – Também algo apagado embora ajude mais na defesa. Teve um remate perigoso e tentou integrar-se na manobra ofensiva do Sporting.

Romagnoli – Bom jogo do argentino! Foi ele que conduziu a maior parte dos ataques perigosos do Sporting. Sempre com um bom domínio de bola e com bons passes.

Djaló – O Paulo Bento fazia um favor ao miúdo se o deixasse no banco durante alguns jogos. É de perder a paciência tanta inconsequência para um só jogador. Em todo o jogo só o vi a fazer um bom domínio de bola seguido de um bom remate (que infelizmente bateu num defesa).

Liedson – “Matou o seu borrego” mas não chegou para evitar a derrota. De resto fez um jogo ao seu nível…correu, lutou, tentou.

Paredes – Que eu me lembre tocou umas três vezes na bola…sempre para fazer passes para o lado ou para trás.

Celsinho – Pouco tempo em jogo, não deu para ver o que ele sabe ou não sabe fazer.

Purovic – Também tocou pouco na bola…ainda tentou fazer uma assistência para o Liedson mas não resultou.

Paulo Bento – Gosto do Paulo Bento e acho que pode vir a ser um bom treinador, mas ultimamente tem-me desiludido nas substituições. Em mais do que uma vez começa a defender o jogo demasiado cedo e este jogo foi mais um desses exemplos. Quando se preparava para defender o jogo ao chamar o Paredes para entrar o Sporting sofreu o golo e mesmo assim fez entrar o paraguaio?? Se era para acabar o jogo com apenas 3 defesas, não valia mais subir o Veloso??

Não deu goleada da Roma, e pelo contrário, no final do jogo fica a sensação que o Sporting podia ter perfeitamente pontuado em Roma. Assim fica muito complicada a qualificação para a segunda fase…ao menos que se consiga a UEFA.

7 comentários:

Paulete disse...

Estava mortinha para vir aqui ler:)

Qd ouvi da lesão do Polga, temi logo pelo pior, a juntar o eterno suplente Tiago, não podia dar bom resultado. A Roma entrou mto bem, mas o golo do Liedson faz retomar o ritmo, e com a saída do Totti, ficou mm mais fácil.

E o segundo golo? Como é que é possível? Até dá dó ver o Vucinic sentar o Abel... E quando as coisas não podiam estar piores, Paulo Bento encarrega-se de as piorar com o Paredes? Tendo acabado de sofrer golo?

A sério, o Benfica tem Luís Filipe e amigos, mas vcs também para amontoar inutilidades:p

Padeiro de Serviço disse...

Pois..se a coisa já estava mal com o Tiago na baliza, sem Polga piorou muito! Por isso é que temi a goleada...

Tens razão, infelizmente no Sporting também se fazem muitos erros de "casting"...

JHB disse...

Apesar de tudo o empate teria sido o resultado mais justo...

Provou-se mais uma vez que o Sporting não tem mais equipa além dos titulares... E se o Paulo Bento puser o Yannick no banco quem é que vai pôr? Jogar com jogadores como Paredes, Farnerud e até o Purovic é jogar com menos unidades em campo. Resta-nos o Had que pelo menos promete... E o Adrien Silva bem que podia jogar em vez do Paredes, mesmo que fosse igualmente mau (e não me parece mesmo nada que seja) ainda ia bem a tempo de aprender.

Saudações Leoninas :)

Padeiro de Serviço disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Padeiro de Serviço disse...

JHB, concordo que o empate seria o resultado mais justo, ficando para o jogo em Alvalade o "tira-teimas".

Quanto ao Farnerud, eu fui um dos que o defendi, porque achava e continuo a achar que ele tem uma excelente técnica, visão de jogo, não complica e faz bons passes...porém acho que realmente já teve oportunidades suficientes para se impôr como alternativa real e ainda não o fez! Como tal acho que já não tem espaço no plantel e deve ser vendido.

O Paredes idem aspas, não tem lugar no plantel.

Já em relação ao Purovic, acho que ainda não se deram hipóteses reais para que ele se consiga entrosar com a equipa. Por acaso até já marcou um golo que salvou a equipa de uma derrota...

O Adrien, vai ser o sucessor natural do Miguel Veloso quando este sair no final da época e o Had ainda não tive oportunidade de o avaliar bem.

Vamos esperar por amanhã e ver se a equipa responde bem a estes dois últimos desaires.

Saudações Leoninas!!

Moyle disse...

não percebo muito bem toda a vossa surpresa, afinal estamos a falar do Sporting...

Padeiro de Serviço disse...

Ou então do Roma, não sei...