quarta-feira, setembro 12, 2007

Civismo? Qué isso?? (7)

Durante as minhas férias fiz algo que já não fazia há muito tempo (mais ou menos 2 anos)…ir à praia! Não sou grande fã de praia, daí se deve o grande interregno.

Os rituais mantêm-se. Estacionar o carro mal se encontra um lugar (que geralmente fica ainda longe da praia…), carregar com as coisas até areal e depois andar, andar, andar até encontrar o sítio certo. Chegado ao local escolhido, toca a estender as toalhas e a arrumar a “tralha”.Espalhar o bronzeador e toca de ir medir a temperatura da água (estava fria!). Depois do banho de mar, o banho de sol (curto). Uns toques na bola para manter a forma física, seguidos do respectivo descanso…enfim, um dia normal de praia.

Mas o que me leva a escrever este post prende-se com uma situação que pude observar enquanto descansava na toalha. Perto do local onde ficámos estava um casal com o filho e mais 2 amigos. Entretanto chega a avó do miúdo (por sinal a avó mais jovem que vi nos últimos tempos, mas isso é secundário) de cigarro na mão. Instala-se junto do grupo e quando acaba de fumar…aí vai a bela da “prisca” a voar, resultado de um movimento técnico muito apreciado por muitos fumadores. Aterrou na areia a cerca de um metro de distância. Na altura não pareceu muito preocupada com o facto…mas eis que passado um bocadito, o miúdo decide ir brincar exactamente no local de aterragem do cigarro. Então a avó, agora já muito preocupada vira-se para o miúdo:

- Cuidado aí com o cigarro!

- Onde “vó”? – perguntou o miúdo.

- Aí mesmo, cê não tá vendo a fumaça?

- Onde?

- Aí debaixo de você. Saia daí!

- Porquê?

- Porque tá aí o cigarro e você ainda se queima!

Belos exemplos que se dão às crianças…

5 comentários:

Paulete disse...

Há uns tempos fizeste um post sobre o lixo no chão, etc., e também me lembrei disto. Montes de praias têm já caixotes, até separados pela "lei" da reciclagem, e existem os receptáculos para os cigarros, mesmo assim é sempre a areia ou a água o caixote.

Mas porquê???? Dá assim tanto trabalho chegar a um caixote? E mesmo que dê, tem de ser, senão acontece muita vezes a situação a que assististe, adultos e crianças a queimarem-se, os animais a bicar beatas, etc. Não tenho mesmo pachorra para estas tristezas, fico fora de mim, perdão pelo desabafo...

Padeiro de Serviço disse...

Não tens que pedir perdão pelo desabafo...compreendo muito bem o que sentes!

E tens razão...maior parte das praias (esta a que fui incluída) já tem vários caixotes espalhados pelo areal e os tais cinzeiros de praia. Pelos vistos não são suficientes...

Célia disse...

Não és grande fã de praia? Já somos dois.

Não suporto encontrar beatas na praia, acho que é demais! Custa assim tanto levar aquela porcaria para o lixo? Enfim...

Padeiro de Serviço disse...

Quando digo que não sou grande fã, é porque não sou daquelas pessoas que tem de ir à praia mal comece a ficar calor e que faz questão de ir até ao Algarve ou outro destino típico de praia todos os verões! Por exemplo, não troco um dia a visitar monumentos por um dia de praia...

Quanto ao levar as beatas (e outros resíduos) para o caixote, parece que custa mesmo muito!! É que para muita gente, quando se está na praia é para estar a descansar...fazer exercício?? Isso custa muito!

Paulete disse...

Só para dizer que os destinos paradisíacos são realmente muito bons, mas confesso que a ir para fora daqui, gosto sempre de ir em busca de "cultura", é sempre melhor andar de mochila a calcurrear as ruas:)