quinta-feira, dezembro 14, 2006

É engraçado não é??

Hoje de manhã podia ler-se: "Combustíveis caem nas bolsas mas sobem nas bombas"

Ao final da tarde já se podia ler:
"Combustíveis vão baixar em Fevereiro"
Será que o timing deste anúncio da baixa de preços feito pelo Sr. presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC) foi pura coincidência??

"«Mas entre a compra do barril de crude aos países produtores até à saída dos combustíveis das nossas refinarias decorre um período de dois meses e meio a três meses», explica. Por essa razão, só em Fevereiro se pode esperar combustível mais barato, como consequência da evolução cambial."

Curioso...tenho a impressão que quando o valor do barril de crude subia, a subida de preços nas bombas de gasolina eram muito mais rápidas!! Não havia este período de espera tão grande!!

Mas continuando na notícia... "No entanto, o efeito nos preços de revenda ao público nunca será «da dimensão dos 14%». Até porque outros factores concorrem para o preço final destes produtos, como é o caso da própria matéria-prima, custos salariais, impostos, etc. "

Relembro que na 1ª notícia podemos ler que apesar do preço das matérias-primas terem descido até 14% este ano, os preços de venda em Portugal AUMENTARAM 2%!! Ora se os custos da matéria-prima baixaram, só restam os custos salariais, impostos e o "etc." para justificar esta subida de preços. Ora...Portugal tem dos salários mais baixos da UE, portanto não penso que seja por aí!! Portanto, ou temos os "etc." mais caros da UE, ou então a culpa é dos impostos...segundo o presidente da ANAREC é mesmo por causa dos impostos!!

"«Sobretudo perto da fronteira, as vendas caíram muito. Há situações críticas. As pessoas vão comprar a Espanha, onde os impostos são muito mais baixos. Lá, o preço do litro de gasolina é 22 cêntimos mais baixo e o do gasóleo é 10 a 11 cêntimos inferior», lembra Augusto Cymbron. "

Pois é, mas o que é engraçado é que vejo restaurantes, lojas, empresas de transformação e outro tipo de empresas a fechar por motivos financeiros...já postos de combustíveis, nem por isso!!

Sem comentários: