segunda-feira, maio 21, 2007

Civismo? Qué isso?? (2)

Um bom exemplo que temos da falta de civismo, que impera por terras lusitanas, é a elevada abstenção em todas as eleições e/ou referendos. Para além de falta de civismo é uma falta de sentido democrático. Mas adiante.

Como podemos ver aqui, desde as eleições legislativas de 1999 a menor taxa de abstenção que se verificou foi de 34,98% (eleições legislativas de 2005). Ainda recentemente tivemos dois exemplos opostos…no último referendo cá em Portugal votaram apenas 43,60% dos eleitores e nas eleições presidenciais em França votaram 83,77% dos eleitores franceses!! Bem sei que são escrutínios distintos e realidades diferentes, mas a diferença é brutal.

Ora eu, desde que me recenseei (em 1997) até agora só me abstive em 2 eleições, que só por acaso foram as 2 últimas eleições legislativas. Ambas as eleições foram antecipadas, baralharam o calendário eleitoral, e em consequência não pude mesmo estar presente na minha freguesia para poder votar (agora já sei que há meios que facilitam o voto para aqueles que não podem estar presentes no dia da eleição).

Por isso sei que há sempre pessoas que não podem mesmo votar (ausência, doença, etc.), mas não acredito que passem dos 5%-10% dos eleitores. Mesmo retirando esses 5%-10%, ainda há entre 25% (melhor participação) a 51% (maior abstenção, nas Europeias de 2004) de eleitores que prefere não ir votar.

Algumas é porque têm coisas mais importantes para fazer, como passear, ir à praia, ir ao centro comercial, etc. Outras porque acham que não vale a pena ir votar porque não serve de nada (este pensamento é tão pequeno e redutor…). E depois há aqueles que não votam em protesto, porque “os políticos são mentirosos, ladrões, aldrabões, etc.” ou “são sempre os mesmos que lá estão e não fazem nada”.

Para mim, uma pessoa que opta por abster-se em qualquer eleição/referendo, está a passar a mensagem que simplesmente não se importa com as decisões vitais para o nosso país, nem se importa quem é que nos “governa”.

Votar é um direito, mas também é um dever cívico!! Temos que fazer os possíveis por fazer valer a nossa opinião sobre a governação do nosso país e o melhor local para o fazer é nas urnas.

Se os abstencionistas estão desiludidos com a classe política que nós temos, então vão votar!! Votem diferente…não votem nos mesmos partidos de sempre, que vão partilhando o poder. Votem nos “pequenos”, ou então se querem passar mesmo uma mensagem de desagrado com a classe política portuguesa votem em branco/nulo. Sim porque se em vez dos 40% de abstenção se verificassem 40% de brancos/nulos, talvez os políticos interpretariam esses resultados de maneira diferente e fizessem uma reflexão profunda de modo a mudar a maneira de fazer política em Portugal.

3 comentários:

Célia disse...

Padeiro, ainda há pouco tempo fiz um post sobre a minha desilusão com a política... Vou passar a votar em branco! E gostava que mais pessoas fizessem o mesmo, a ver se aquela cambada de chulos (e desculpa a linguagem) abria os olhos!

Beijo

Padeiro de Serviço disse...

Exactamente canochinha, votar em branco é uma maneira de dizer que não estamos satisfeitos com os políticos portugueses!! Que nenhum dos candidatos é suficientemente bom para merecer a nossa confiança!

Daniel Santos disse...

Concordo contigo padeiro.
Se a memória não me engana, desde que estou recenciado, apenas não votei uma vez e foi mesmo por impossibilidade.
Para além de um Direito é um Dever.